Segundo a Fecoagro/RS, geada e seca prejudicaram potencial produtivo do cereal e alta na cotação defasou preço ao produtor que negociou em contrato futuro.

Em andamento no Rio Grande do Sul, a colheita do trigo, que já chegou a 50% da área em regiões de clima mais quente, revela que dificilmente se atingirá a produção estimada no início da safra. Segundo o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro/RS), Paulo Pires, embora houvesse uma euforia no momento do plantio, problemas climáticos e de mercado trouxeram um novo cenário para a cultura.

Conforme o dirigente, houve um investimento do produtor no cereal. Entretanto, a geada seguida de seca nas últimas semanas prejudicou o potencial produtivo de plantas. "Da euforia passamos para a frustração", afirma, ao lembrar que houve aumento de mais de 20% de área semeada e o Rio Grande do Sul sonhou em colher 3 milhões de toneladas do grão neste ano. "Infelizmente tivemos uma geada que levou parte deste potencial produtivo e depois a seca, somando dois eventos climáticos em uma cultura só", destaca.

Outra questão, de acordo com Pires, é o aproveitamento dos preços de mercado atuais, pois as vendas futuras feitas pelos agricultores ficaram com valores defasados, o que comprometeu ainda mais a renda dos produtores. "Os preços excepcionais que o produtor de trigo tem hoje, mais de R$ 70 a saca, não serão aproveitados por muitos produtores, pois cerca de 1 milhão de toneladas dos 2 milhões de toneladas previstos para a colheita estão comprometidos com contratos futuros com preços bem abaixo", observa.

O presidente da FecoAgro/RS salienta também que este será um ano bastante difícil para a triticultura gaúcha. "Se acreditou, se aumentou a área, se teve potencial produtivo, se fez a coisa certa, mas alguns problemas vão prejudicar o sonho de renda e de uma lavoura bem formada como temos em alguns casos", completa.

Fonte: Correio do Povo