Pelotas, maior produtora do país de pêssego para compota, deverá colher 30 mil toneladas da fruta na safra deste ano.

Esta sexta-feira (26) marca o início da Quinzena do Pêssego em Pelotas, com solenidade de abertura oficial da 8ª edição a partir das 10h, no Largo do Mercado Central, onde se concentrarão dez bancas para comercialização direta do produtor ao consumidor. Estão convidados autoridades, entidades e instituições participativas e produtores. A Feira Municipal do Pêssego vai até o dia 11 de dezembro e atenderá o Centro e bairros da cidade. Nos pontos de venda, além da fruta in natura, haverá itens derivados, produzidos com as tradicionais receitas da gastronomia colonial, como cuca, geleia, pessegada, suco e compota.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e a Emater são responsáveis pela organização da 8ª Quinzena do Pêssego, com a participação da Embrapa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas, da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, e apoio do Sicredi.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que o pêssego desta safra já está inserido na merenda escolar da rede municipal de ensino. Cooperativas da agricultura familiar estão fornecendo a fruta para a Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

Para esta Quinzena, além da inclusão da fruta no cardápio da merenda de 110 escolas, essas instituições recebem orientação da Smed para tratar do pêssego em atividades transversais com os alunos.

Pelotas é o maior produtor de pêssego para indústria no país. A zona rural do Município fornece a fruta para industrialização de 30 milhões de latas de compota. Neste ano, a expectativa é que a produção local gire em torno de 30 mil toneladas, chegando a 45 mil toneladas se somada à colheita da região.

Pêssego movimenta em torno de R$ 200 milhões

No cenário do agronegócio, o pêssego é a cultura mais importante do Município. O secretário Jair Seidel salienta que a cultura movimenta em torno de R$ 200 milhões, sendo responsável pela maior parte do PIB do setor, gerando postos de trabalho e renda.

“Na zona rural de Pelotas, há 605 famílias que produzem pêssego em área plantada de 3 mil hectares. Prefeitura, Emater e Embrapa, em parceria, fomentam a produção, com serviços públicos de conservação de estradas, controle de pragas, tecnologia e pesquisa”, enfatiza Seidel.

Localização das bancas

* Centro

Largo do Mercado Central – de segundas-feiras a sábados, das 9 às 17h

* Bairros

- Sábados e domingos – Laranjal - avenida Rio Grande do Sul esquina Antônio Augusto Assumpção Júnior (praia)

- Segundas-feiras - Três Vendas – Terra Nova

- Terças-feiras – Três Vendas – avenida Fernando Osório (entrada da Lindoia) e avenida Salgado Filho defronte a Havan

- Quartas-feiras - avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira no entroncamento com a avenida Dom Joaquim

- Quintas-feiras – Fragata – avenida Duque de Caxias defronte o Sicredi

- Sextas-feiras – Três Vendas – Terra Nova

Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas / Tânia Magalhães