Foco da feira não está em superar números de outras edições, mas em retomar bons negócios.

Não deve ser com superação nos números de negócios já observados em outras edições, tampouco ultrapassará a maior marca de visitantes em uma mesma feira - registrada em 2004, com 720 mil pessoas passando pelo parque -, mas a expectativa para a 44â Expointer, que começa sábado (4), é de sucesso na retomada da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.

O evento ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, até o dia 12 de setembro, com diversos protocolos sanitários para evitar a propagação do coronavirus. Entre eles, está a limitação de público em 15 mil visitantes por dia e a venda de ingressos somente on-line, sem bilheteria aberta no local, portanto. Até o fim da manhã de ontem, 20.155 ingressos já tinham sido vendidos, conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

"Melhor possível" Embora a secretaria não faça projeções, as entidades copromotoras da Expointer são otimistas quanto a esta edição. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, diz que é uma feira que avança em relação à de 2020, ainda que não volte ao formato 100% normal, como a de 2019. "Mas é um passo importante nessa retomada. Acredito que o público vai responder de forma positiva, tanto quem vem para fazer negócio, quanto o público urbano, que vem aqui para ter a feira como espaço de lazer e entretenimento. A gente tem convicção de que os protocolos de saúde definidos vão dar muita segurança, tanto para os expositores, quanto para os visitantes. Então, a expectativa é a melhor possível".

Histórica O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, acredita que será uma exposição desafiadora. "Porque, na realidade, tivemos uma edição muito pequena em 2020, e, neste ano, não teremos nada parecido com 2019. De qualquer maneira, faremos uma feira respeitando as regras do jogo. Estamos indo com muita fé, muita esperança para esta edição que será histórica", disse.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agricolas do Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier, aposta em uma Expointer de retomada da economia. "O sindicato está pronto para fazer dela uma feira de negócios marcante para a retomada econômica do Estado."

Fonte: Jornal NH